-
Arquitetos: Marcos Acayaba
- Área: 510 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alwitra, AutoDesk, Deca, Esmecol, GRAPHISOFT, Granitos e Mármores, M7 Sofás, Medsol, Pau Pau, REKA, Solar Móveis, Tosten Glass, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída em 2015 na Cidade Jardim, a Residência Acayaba Elito foi construída vizinha à Residência Milan, e é a ela integrada. O lote tem área de 603m² e aproximadamente15m x 40m. Ele já havia sido ocupado anteriormente por uma velha residencia construida nos anos 50, implantada um metro acima da rua, e cerca de 3m abaixo da cota principal da Residência Milan. Assim, a nova casa implantada nesse terreno pré-existente, veio a se organizar sobre um embasamento com porão e um pilotis para a frente que permitiu que os pisos se ajustassem aos níveis da residência Milan e também à rua.
A fachada principal desta casa não é a frontal, para a rua, mas sim a fachada lateral, que ao longo da divisa com a casa Milan, incorporou o seu belo jardim, de 42 anos e uma grande piscina. É a paisagem, o motivo de contemplação para quem estiver em qualquer dos dois andares principais da nova casa. Piscina deck e jardim pré-existentes se transformaram numa verdadeira praça, lugar de convívio entre as duas casas.
A principal passagem entre as duas casas se faz através de uma ponte em balanço lancada a partir do muro de divisa. Ela chega a uma verdadeira Loggia, espaço de transição dentro-fora, e acesso principal. Chega ao patamar da escada pincipal que percorre o espaço central com pé-direito duplo.
O espaço central organiza o programa casa: no nível superior, dois dormitórios voltados para a rua ao leste e o dormitório do casal voltado para oeste, com um pátio, ao fundo. Paralelo à escada, do outro lado do espaço central, um mezanino linear, family-room, é de onde se descortina a paisagem tropical, com muitas árvores, palmeiras imperiais e o grande espelho d'água da piscina refletindo ao fundo a cobertura curva da Residência Milan.
O térreo tem um espaço fluído, e contínuo com os espaços de convivência incorporando o grande espaço central e levando a um pátio descoberto, e depois a uma área de lazer com churrasqueira ao fundo.
Bacias de captação da agua de chuva a ser reaproveitada, ocupam o espaço de transição entre as duas casas, abaixo da Loggia. Caracterizam o acesso principal da casa para quem vem da rua. É um lugar muito agradável, com sombra, ar fresco e úmido, e que ajuda muito na climatização da casa. Como contraste a este espaco de sombra e água, o patio posterior ao fundo, é seco, luminoso e pavimentado. Com poucas arvores frutíferas ao lado, é o lugar para as das criancas brincarem e para reunioes sociais ao ar livre.
A espacialidade característica desta casa, com a variação dos pés-direitos, foi enriquecida no desenho da planta pela superposição de construções ortogonais rotacionadas a 15o. Sobre o paralelepípedo básico, paralelo às divisas laterais, um eixo inclinado, perpendicular à rua, direcionou as escadas superpostas, nas posições mais eficientes em cada andar, e ensejou ambientes variados, com proporções adequadas aos seus usos. Por exemplo, na Loggia o grande pano de vidro apoiado sobre a escada principal tem no seu trecho mais alto o maior afastamento em relação à cobertura, com maior proteção ao sol e à chuva; ou, a fachada do estudio ao fundo, abre o páteo mais para o norte e para a vista da cidade; ou, no pilotis, a partir da rua, do portão, o espaço se alarga em direção ao abrigo, mais confortável para estacionar os carros, etc, etc